Abreviações são pequenas versões de palavras ou frases. Há muitas abreviações que são usadas freqüentemente em qualquer lugar do mundo, a maioria delas são derivadas do Latin. De fato, a palavra "abreviação" vem do Latin brevis, que significa curto.
Para não restar dúvida, no contexto desse post o signficado de acordo com o Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio - Século XXI abreviar é suprimir (parte da grafia de um vocábulo), geralmente de maneira inteligível, ou por critério anteriormente ajustado.

Abreviações pelo mundo e etc
Imagem: BerlinTypes

Veja agora uma lista das abreviações mais usadas.

  • etc - abreviação de 'et cetera', que é uma frase latina significando 'e outras coisas' ou 'por aí vai'. Exemplo: 1, 2, 3 etc.
  • i.e. - abreviação de 'id est', que é um termo latino significando 'aquilo é' ou 'em outras palavras'. Exemplo: Eu atualizo meu blog pelo add-on ScribeFire i.e. não uso o editor de textos do blogger.  
  • e.g. - abreviação para 'exempli gratia', que é uma frase latina significando 'por exemplo'. Exemplo: Ele é rico o bastante para pagar sua viagem e.g. para Dubai.
  • p.s. -  abreviação de 'post scriptum', frase latina significando observação após o fim algum texto. Exemplo: No meu último post 'Sites de Tecnologia, Internet e Gadget #4' eu coloquei um p.s. que é a observação importante no final.
  • N.B. - abreviação de 'nota bene' frase latina que significa "bom bilhete ou nota". Ele é usada para o leitor não esquecer alguma coisa importante. Exemplo: N.B. Sempre lave suas mãos antes de sair do banheiro!
  • cf. - abreviação para 'confer', frase latina para 'comparar' ou 'consultar'. Ela é muito comum em monografias, jornais e outros tipos de referência pública e.g. dicionários. É usada para atrair a atenção dos leitores para alguma informação adicional. Examplo: cf. page 513.
  • p.p. - abreviação para 'per procurationem' ('per pro'), que é um termo latin significando 'em nome de'. É usada freqüentemente em documentos de negócios. Por examplo, a secretária executiva enviou um documento aos fornecedor p.p. do CEO e com assinatura/autorização após o fim do texto. 
  • viz. - abreviação de 'videlicit', que é uma frase latina 'é permitido ver', 'adequado' ou 'como é prazeroso para'. Em inglês é geralmente usado como 'quer dizer' 'ou seja' e na maioria das vezes usado do mesmo jeito como i.e. Exemplo: Ele enviou as leis do escritório viz. Mr Jones.
  • et al. - abreviação para 'et alii' frase latina significando 'e outros'. 'Alii' é quando refirimos a forma masculina, para a forma feminina usa-se 'et alieae'. Há também a forma neutra de 'et alia' que pode ser usada quando refere a várias pessoas. Exemplo: A música mostrou ser popular com et al fãs do futebol.
  •  Q.E.D. - abreviação para 'quod erat demonstrandum' frase latina que significa 'como foi provado/mostrado.' É usado freqüentemente na Matemática. Example: 13x = 39 então Q.E.D. x = 3.
  • M.O. - abreviação para 'modus operandi', frase latina para 'forma de operação' ou 'método de trabalho. É comum usar essa frase para descrever alguns hábitos. Exemplo: M.O. de Rodrigues é beber água ou suco enquanto está almoçando.
  • q.v. - abreviação para 'quod vide', frase latina que significa 'para ver'. Permite escritor direcionar o leitor para outra parte do texto ou livro (i.e. glossário). Example: q.v. chapter 13.
  • i.a. - abreviação para 'inter alia', frase latina que significa 'entre outras coisas'. Fui para São Paulo e visitei minha família, amigos, fui no Parque Ibirapuera, conheci uma garota linda, i.a... Foi muito divertido.
  • c. - abreviação para 'circa', frase latina significando 'sobre' ou 'ao redor'. Em alguma vezes é abreviada para ca. Exemplo: O livro foi escrito em c. 2007.
  • ibid - abreviação de 'ibidem', frase latina significando 'o mesmo lugar'. É usada no rodapé do texto. Exemplo: 11 ibid.
  • id. - abreviação para 'idem', frase latina significando 'o mesmo'. É bem parecido com ibid. Exemplo: id. ao primeiro parágrafo.
  • op. cit - abreviação de 'pus citatum', frase latina que significa 'do trabalho citado'. É usada geralmente no rodapé para o leitor uma citação mais velha.
  • vs - abreviação de 'versus', palavra latina que significa 'contra'. Algumas vezes é abreviada como v.
  • S.O.S. - abreviação de 'si opus sit', frase latina significando 'ajuda' ou 'se necessário'.
  • Re - abreviação de 'in re', que é uma frase latina para 'em questão de' ou 'dizendo respeito a-'. É usado freqüentemente em cartas e emails.
  • a.m. - abreviação de 'ante meridiem', frase latina que significa 'antes da parte da tarde do dia'. Exemplo: Encontro você no Cybercafé as 10 a.m.
  • p.m. - abreviação de 'post meridiem', frase latina que significa 'depois da parte da tarde do dia'. Exemplo: Vou para o curso as 6:00 p.m.
  • A.D. - abreviação de 'Anno Domini', frase latina que significa 'no ano em que Nosso Deus nasceu'.
  • p.a. - abreviação de 'per annum', é uma frase latina que significa 'um ano através'.
  • per cent - abreviação para 'per centum', frase latina que significa 'cada cem'.
  • R.I.P. - abreviação para 'requiest in pace', frase latina significando 'descanse em paz'.

Ufaaa!!! Talvez o maior post até aqui no meu blog. Não que foi difícil fazê-lo, traduzí-lo, mas foi um pouco cansativo. No entanto, foi de grande valia, já que gosto de latin e apesar de tudo foi um prazer e agora conseqüentemente compartilhar com vocês com muita satisfação.
Eu não sou perfeito então quem ver algo que esteja errado favor deixar nos comentários que será corrigido o mais rápido possível.

Via BloggingTips

14 comentários

Metal Omega disse... @ 11 de novembro de 2008 às 01:01

Muito interessante Rúbio, e boa avaliação de abreviações tu fez.
Parabéns, muita coisa não sabia.

Ainda mais a maioria vindo do Grego, e Latim. É pra acabar mesmo, rsrs.
Abraços

Lilith disse... @ 13 de novembro de 2008 às 01:18

Muito legal!
Eu conhecia apenas umas três.
É muito bom aprender!
Lisa

Unknown disse... @ 13 de novembro de 2008 às 10:31

Abreviações são sempre um problema se não soubermos seu significado. Aproveitei e aprendi algumas>
Abs<
Amilton
www>interamil.net

FG Impressão disse... @ 13 de novembro de 2008 às 14:18

Muito bom saber disso, muitas abrevições dai, quer dizer quase todas eu não sabia o significado...

Abraços

Unknown disse... @ 14 de novembro de 2008 às 05:19

Muito interessante! Algumas que voce postou eu nunca tinha visto antes.

Um abraço

Unknown disse... @ 14 de novembro de 2008 às 17:07

Não consegui ler tudo. Parei em Dubai. VIAGEM é com G! não confunda viagem (substantivo: “Espero que faça ótima viagem”) com viajem (verbo: “Espero que viajem imediatamente”). Corrije para eu terminar de ler, pode ser?

PS. Sou chato mesmo, minha profissão exige, sou Designer.

Anônimo disse... @ 15 de novembro de 2008 às 05:32

@Metal, @lisa, @amilton, @fabrício, @cris;
Pelo visto foi de grande valia para todos nós. Como é bom aprender não é mesmo?
Abraço.

@thepyrographer Obrigado pelo toque. Mas acho que você está sendo um pouco severo demais, sim esse foi um erro. Mas quanto a grafia dificilmente eu erro, pode até haver um errinho de concordância aqui outro ali. Eu não sou perfeito, você é? As vezes confunde sim, mas para chegar ao ponto de parar de ler. Que isso meu amigo...

Obrigado e agora você pode acabar de ler. Espero que aprenda algo.

Unknown disse... @ 15 de novembro de 2008 às 12:53

Rúbio, não se ofenda, por favor... Adorei seu post. Poucas pessoas conhecem os significados da abreviações... como falei no meu comentário, sou chato mesmo. Quanto à ser perfeito, estou bem longe disso... Quando fico com dúvida, busco a informação para sanar a dúvida. Sou muito chato mesmo com erros de ortografia. Gramática eu até relevo, mas ortografia não, pego no pé, escrever corretamente é indispensável para se ter credibilidade... Concorda?

Unknown disse... @ 19 de novembro de 2008 às 03:59

Adorei!!! muito importante! Realmente, algumas abreviações eu lia mas não entendia, agora sim!!!

Anônimo disse... @ 19 de dezembro de 2008 às 04:35

sobre o s.o.s. , nao tem algo a ver com SAVE OUR SOULS tambem

Unknown disse... @ 2 de junho de 2009 às 06:41

o que significa AM abreviatura dicionario

Farley Rúbio disse... @ 11 de fevereiro de 2010 às 19:59

ôpa, muito bom, gostei.

Principalmente pq estou formando em Direito, e gosto de expressões em latim. temos o mesmo nome por coincidência.

Abraços,

Anônimo disse... @ 4 de fevereiro de 2012 às 14:53

Obrigado, amigo, pelo serviço de grande utilidade que foi postado por vc.
Abraços!!!!!!!!!!!

Branquinha disse... @ 29 de fevereiro de 2012 às 03:37

Ao autor:
Parabéns pelo post e pelo nível das informações. Foi de realmente grande valia para mim, que estava a procura de uma abreviatura específica. Mas foi de grande crescimento encontrar tantas outras e de tão bom tom de escolha. Grata pela disponibilidade em usar seu tempo para poupar o nosso. ;) O blog está ótimo!

ao @The Pyrographer:
Ser chato é uma característica de muita gente e eu não vou me eximir de figurar nessa lista. Mas não se aponta o dedo para a frente esquecendo que outros apontam de volta, e é muito fácil fazer drama com uma besteira - a qual não minora a importância ou a RELEVÂNCIA do post, que tem tão bom gosto e utilidade - quando se assume não ser perfeito, e, portanto, passível de errar tanto quanto. Em sua resposta, você disse que é muito chato com erros de ortografia mas RELEVA erros de gramática. Cometeu, aí, erros em ambas as categorias, já que "mas" é conjunção adversativa (acrescenta uma ideia em oposição) e RELEVAR é o mesmo que considerar, levar em conta. Assim, creio que tenha pretendido dizer que é chato de todo jeito. E que ao contrário do que disse, nem sempre pesquisa tão bem o que procura. Escrever corretamente, usando suas palavras, é mesmo indispensável para se ter credibilidade. Assim, cuidado quando subir nesse pedestal e se esconder atrás de sua profissão. Você mesmo mostrou que não é pior profissional porque comete erros. Mas os comete.

Também costumo pegar no pé de pessoas com português. Mas não por crítica, porque as pessoas não sabem mesmo. E o uso corrente quase sempre tem erro. As pessoas, em sua maioria, nem notam.

Sua frase deveria ser: "Sou muito chato mesmo com erros de ortografia. Gramática eu até IRRELEVO, mas ortografia não ..."
Ou seja, erros de gramática você até desconsidera, deixa passar, mas, ao contrário, com os de ortografia você se preocupa.

Abs

Postar um comentário