Outro dia, do nada, estive pensando... Será quantos clicamos em um dia??? Principalmente as pessoas que usam sites em que são concedidos seus votos, como eu, que uso o Dihitt e o Digg.
Com toda sinceridade, gostaria de saber a quantidade de vezes que clico como um todo, no uso geral do PC. São muitos mesmo, que não tem nem como ter idéia.
A não ser que você seja um usuário avançado, com alguns anos de experiência e que adora/ama fazer tudo via comandos.
Eu às vezes uso comandos, mas só para programas simples como Word, MSN, Firefox, Internet Explorer, o Explorer do Windows, Painel de Controle e quando estou com pressa uso também para Desligar.

Uma breve história do Mouse:

O mouse que conhecemos hoje foi criado por Douglas Engelbart no Instituto de Pesquisa Stanford em meados de 1964.
Engelbart foi responsável por inúmeros conceitos na computação, como o hypertext e o sistema “windowing” (que vem do Windows).
O primeiro mouse do mundo era feito de madeira e era muito popular entre os grupos de pesquisadores isto porque era fácil manuseio e mais preciso do que os trackballs e joysticks que já haviam sido feitos.
As canetas óticas e as mesas digitalizadoras sempre foram grandes competidores do mouse, mas nunca ganharam porque o mouse é mais popular e mais fácil de se utilizar.
O mouse é, provavelmente a peça de hardware do computador que mais utilizamos.
Era uma caixinha de madeira e tinha apenas um botão. O invento de Engelbart ficou sem muita utilização devido a falta de necessidade de tal dispositivo.
Afinal a maioria dos computadores utilizavam apenas textos sem cursores na tela.
Em meados de 1979, Steve Jobs fez uma visita ao Centro de pesquisa Palo Alto da Xerox e viu muito dos equipamentos experimentais sendo testados, que eram criados nesse centro, incluindo muitos mouses.
Por isso não existiu coincidência quando o primeiro computador popular fabricado em 1984 por Steve Jobs o Apple Macintosh já vinha com um mouse. Foi então que o mouse começou a se tornar popular. De fato, a Microsoft lançou o primeiro mouse em 1983, mas apenas após o lançamento do Windows o mouse começou a ser usado em PC's.
A partir da primeira metade da década de 80, mais precisamente em 1983 a Apple passou a utilizar o mouse como dispositivo apontador em seus micros Lisa. De de lá pra cá o nosso velho e querido mouse, ou "XY Position Indicator For A Display System", tornou-se parte integrante dos atuais PCs. O Windows da Microsoft foi criado à volta dele e navegar na Internet seria impossível sem um mouse.
Na época Douglas Engelbart vendeu a patente do "X-Y Position Indicator" (mouse) por US$ 10.000. Nestes vários anos da existência do Mouse de milhões de computadores e certamente um número igual ou maior de mouses foram vendidos. Se Engelbart tivesse ficado com a patente, com certeza teria ficado muito rico.
Em 10 de abril de 1997, Engelbart recebeu em Washington o prêmio Lemelson-MIT de US$ 500 mil, um dos principais prêmios do mundo para inventores. Toda essa facilidade que temos ao usar o PC, quando digo em cliques aqui e ali, devemos a Douglas Engelbart.

Ordem cronológica das mudanças:

1. Esfera: Ganhou uma esfera, para que pudesse transmitir com mais precisão os movimentos.
2. Trackball: Inventa-se o trackball, um mouse de "cabeça pra baixo". Os movimentos são conseguidos usando-se o polegar diretamente na esfera. Algumas pessoas se sentem mais a vontade do que com o mouse.
3. Sem fio: A opção de não ter mais um fio entre o mouse e o micro. O mouse sem fio envia as informações para a base e esta se encarrega de passar para o computador as informações.
4. Ergonomia: Tanto os mouses como os trackballs passam a ter desenhos mais ergométricos, se adaptando mais aos usuários
5. Scroll: Roda usada para rolar a tela.
6. Óptico: A esfera desaparece e todo o conjunto mecânico que era responsável pela leitura do movimento passa a ser óptico. O sistema óptico, emite um feixe que "lê" em até 2000 vezes por segundo a superfície. Através desta leitura é que é detectado o movimento.
Se você conhece algum programa que mata minha curiosidade, a de contabilizar quantos cliques é feito em um dia, por favor compartilhe. Só um lembrete, nem venha com gracinhas dizendo "Conte-os", por favor.
E me diga agora, você seria capaz de usar seu PC sem o Mouse? Talvez usar sim, mas fazer tudo que você faz normalmente???
Faça um experiência, desplugue ele e veja como fica.
Compartilhe-a conosco.



Fontes da Pesquisa: Museu do Computador e Wikipedia


0 comentários

Postar um comentário